Wave Rock é uma formação rochosa natural situada a leste da pequena cidade de Hyden, na Austrália. Com 14m de altura e 110m de comprimento, a face da Wave Rock parece uma onda congelada no tempo.

wave-rock-001

Acredita-se ter formado há mais de 2700 milhões de anos por erosão e a Wave Rock é apenas a parte da face norte da Hyden Rock. A forma de onda é formada pela erosão gradual da rocha mais macia debaixo da borda superior, de forma lenta, durante muitos séculos.

wave-rock-003

Na verdade, existem vários exemplos de outras erosões em Hyden, igualmente espetaculares. Os diferentes tons de cores da rocha são causadas pela chuva ao lavar depósitos químicos (carbonatos e hidróxido de ferro), formando listras verticais em tons de cinza, vermelho e amarelo. Conforme a luz do sol se altera, as suas cores e aparência também.

wave-rock-002

Além de ser uma atração turística impressionante, o lugar foi convertido em uma bacia hidrográfica de captação e abastecimento de água da cidade, com um alto muro de concreto ao redor da borda superior da rocha para dirigir as chuvas para uma barragem de armazenamento. A água que se derramava na encosta da rocha e que durante quase 3 milênios a esculpiu neste formato esplêndido, agora é desviada pelo homem interrompendo o curso natural da natureza.