Há quem diga que devemos comer uma romã e guardar sete de seus caroços na carteira. Mas os cientistas descobriram muitos outros benefícios associados à fruta.
Popular desde os tempos bíblicos, a romã (Punica granatum) é considerada um alimento completo. “Como suco, pode combater a obesidade e o câncer. Como peeling, promove maior suavidade e refrescância na pele, ideal para o verão. Há também descobertas de que o extrato da fruta ajuda no combate contra a impotência sexual masculina”, destaca o professor de Cosmetologia Maurício Pupo.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Combate a obesidade

Pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, descobriram em recente estudo que o suco de romã combate a obesidade. Testes mostraram que, após cinco dias de ingestão do extrato de romã, houve queda do peso corpóreo, do percentual de gordura e do colesterol.  O melhor é que cada 100 g da fruta fornecem apenas 56 kcal. “Alguns outros estudos demonstram que o uso da romã por diabéticos e obesos podem auxiliar no controle da glicemia pós-refeição”, diz a nutricionista Natália Dourado.

Pele renovada

Proveniente da região do Mediterrâneo, esta fruta também faz um peeling suave e eficaz. Além disso, um estudo publicado no periódico americano Journal of Ethnopharmacology, mostrou que quando as células da pele foram expostas a quantidades determinadas do extrato de romã, ocorreu uma proteção contra as radiações solares que causam o envelhecimento da pele.

Antioxidantes poderosos
Os principais nutrientes presentes na fruta são os flavonóides, ácido púnico e ácido gálico, alcalóides, taninos, vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), e sais minerais como fósforo, potássio, sódio, cálcio e ferro. Taninos, açúcares, resina e antocianinas são nutrientes encontrados na casca da fruta. Tais nutrientes são poderosos agentes contra os radicais livres. Como a romã tem ação antioxidante, devido à presença dos compostos fenólicos, ela auxilia na prevenção de doenças cardíacas como hipertensão e aterosclerose, e de alguns tipos de câncer como o de próstata.

Com tantos benefícios, vale a pena incluir a fruta na dieta, e que seja também para guardar as sete sementes…

Comments are closed.