Os arquitetos da RO&AD fizeram uma ponte bastante incomum na Holanda. Em vez das tradicionais passagens por cima das águas, o escritório de arquitetura fez o inverso e construiu uma ponte ‘para baixo’.

De longe, a Ponte de Moisés é invisível aos olhos, já que tanto o solo quanto a água estão ao mesmo nível da ponte. Ao aproximar-se, o Forte se abre ao visitante através desta estreita trincheira. Se pode então caminhar até sua porta, como Moisés caminhou entre as águas.

img_9574
Batizada de Ponte Moisés, em alusão ao profeta que dividiu o Mar Vermelho, a ponte é o acesso ao Fort De Roovere, uma série de fortalezas construídas entre as cidades de Bergen Op Zoom e Grave.  A ponte começa ao nível do solo, e logo descende abruptamente até ficar debaixo d’água. Sua construção é inteiramente feita de madeira Accoya e impermeabilizada com folha de EPDM, que resiste também à erosão produzida pela corrente e protege de fungos.

moses-bridge-netherlands-5
A Ponte de Moisés é um projeto de 50 m² e a sua estrutura foi preparada para ter vazão sempre que o nível do rio aumenta, inviabilizando a possibilidade de alagamento.

Comments are closed.