A definição de Avens refere-se a um gênero de cerca de 50 espécies de plantas do gênero Geum. Estas plantas possuem flores raras que brotam em épocas específicas do ano, principalmente em superfícies montanhosas. A Avens das Pedras (Geum reptans L.) pertence à família Rosaceae. É uma planta perene e herbácea, nativa de regiões dos Alpes em altitudes acima de 2500 metros do nível do mar. Ocorre em solos rasos e pedregosos e produz raízes profundas e espessas que chegam a 70 cms de profundidade.


O nome genérico deriva do grego ‘gheuo’ que quer dizer cheiro bom, porque algumas espécies têm raízes com sabor aromático e cheiro semelhante ao alho. Reptans significa ‘rasteira’ em referência aos longos estolões. Estolão ou estolho é um tipo de caule que cresce paralelamente ao chão, produzindo gemas de espaço em espaço que podem formar raízes e folhas e originar novas plantas.

Credit: Photo by Daniela Longo

Sua propagação ocorre por sementes ou por estolões produzidos ao redor da planta mãe. As sementes possuem um filamento longo para facilitar a dispersão pelo vento.
Esta planta foi domesticada e pode ser cultivada em menores altitudes, porém necessitam do estímulo do frio, não sendo possível seu cultivo em regiões quentes.


O período de floração é de julho a agosto, as flores são amarelas, isoladas, com 4 a 5 cms de diâmetro com 6 ou 7 pétalas e numerosos estames.
Esta é uma planta bastante impressionante principalmente pela sua transformação quando forma o fruto e a semente. As pétalas secam e os estames crescem em tons de rosa e se enrolam em espiral protegendo a semente até sua maturação.

Comments are closed.