Dentro da mata atlântica em Ilhéus, no sudoeste da Bahia, bolotas de sol forte fazem marcas no chão fofo de humus composto de camadas de folhas em decomposição onde estão pés de cacau . Dentro do mato úmido e abafado, um caboclo atarracado com a camisa colada no corpo de suor bate com um facão em um coco velho de casca seca amarronzada encontrado no chão. Quebra finalmente a casca e pergunta: – Conhece a maçã do coco?
Dizem que quem come, adora. Tem textura de uma maria-mole, muito delicada, natural.
O coco estava no chão, é o clima da mata que faz essa “maçã”, ou seja, que provoca o processo de germinação. É difícil encontrar um coco nesse estágio, nós vamos ainda bater muita cabeça naquela sessão de orgânicos absolutamente suspeita e cara das gondolas dos supermercados…


Quando o coco germina, o líquido nutritivo que costumamos chamar de água de coco é usado para o que foi programado – alimentar o embrião. E então toda a cavidade do coco é preenchida por uma massa branca e leve como um isopor crocante, cheia de sabor. À primeira mordida sente-se o óleo de coco marcante e, à medida que se acostuma com o gosto, ele vai ficando mais adocicado e viciante.
Esse miolo do coco é conhecido por maçã ou pão do coco.
E por que coco germinado é tão bom?
O coco, apesar de ter fama de gorduroso é um alimento maravilhoso, riquíssimo em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras do bem, os famosos ácidos graxos que possuem ação antioxidantes e ainda diminuem o colesterol ruim, o LDL. Além disso, suas gorduras são de rápida absorção sendo utilizadas como combustível, gerando energia ao invés de serem estocadas como gorduras localizadas. O coco verde não possui quantidades significativas desses ácidos graxos, suas gorduras ainda não se transformaram, assim não possuem tantos benefícios quanto a semente seca e madura.
O coco germinado, além de possuir um maior potencial em todos os benefícios citados acima, se torna ainda mais digestivo no processo de germinação e é um alimento vivo.


O coco germinado e seus benefícios:
– Menor quantidade de gorduras saturadas e maior quantidade de gorduras instauradas
– uma poupa mais saborosa
– mais digestivo
– grande aumento no seu valor nutricional
– é alcalino
– alimento riquíssimo em energia vital.

Comments are closed.