Infelizmente o Brasil é o país líder no uso de agrotóxicos e isso pode afetar diretamente na saúde de quem aplica e de quem consome, sem falar nos estragos que estes produtos podem causar à fauna nativa. Por outro lado a fiscalização das quantidades aplicadas é aparentemente pouco efetiva. Mas o que fazer para se proteger destes produtos nocivos que chegam através de nossos alimentos?
O risco diante da exposição crônica a resíduos de agrotóxicos diz respeito a agravos à saúde que podem ocorrer a longo prazo, pelo consumo durante a vida de alimentos contendo pequenas concentrações de resíduos de agrotóxicos.


Foi pensando neste drama vivido pelo brasileiro que o médico e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro dedicou um tempo para ensinar como retirar grande parte do agrotóxico contido na casca das frutas.
Ele indica a utilização da tintura de iodo a 2%, que é uma substância facilmente encontrada em farmácias em todo o país.
É bem fácil: Basta adicionar em uma tigela, 1 litro de água5 ml de tintura de iodo a 2%. Depois disso coloque as frutas lavadas nesta mistura e deixe por aproximadamente uma hora. Na sequencia retire-as, lave bem em água corrente e descarte a água. Uma grande e considerável parte do agrotóxico contido na casa vai embora nesse processo!


Segundo a legislação, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.
Na hora de comprar, evite alimento fora do tamanho padrão. Essa é uma indicação básica de que foi utilizado agrotóxico ou fertilizante na produção.


Não lave os alimentos assim que chegar das compras. Deixe-os refrigerados por, no mínimo, 2 horas antes de lavar e higienizar. Quando o alimento é higienizado em temperatura ambiente, o agrotóxico que fica na casca penetra com mais facilidade.
Vale lembrar que ainda assim os agrotóxicos podem estar contidos em todas as partes da fruta, porém as maiores quantidades geralmente se acumulam nas partes externas. Se puder procure sempre consumir produtos orgânicos.

Comments are closed.