Esta incrível planta cresce espontaneamente em diversas regiões do Mediterrâneo, como na Ilha de Córsega. Também chamada de erva-caril ou perpétua-das-areias (helichrysum italicum), seu sabor é um enigma, ele é extremamente parecido ao sabor da especiaria curry (por isto seu nome: Curry).

curry_helichrysum-italicum-001

O curry especiaria que encontramos à venda nos mercados é que na verdade é um mix de temperos (geralmente contém feno-grego, cúrcuma, canela, cravo, sementes de coentro, mostarda, pimenta-do-reino e gengibre).
Então pensem no enigma…como a natureza fez uma planta com aroma e sabor parecido a uma mistura de especiarias criada pelo ser humano, ou vice-versa, como o ser humano conseguiu chegar tão próximo ao aroma e sabor de uma única planta através de uma mistura de temperos?

curry_helichrysum-italicum

Ela é uma herbácea de base lenhosa que forma um pequeno arbusto de 20 a 50 cm de altura. Ela prefere solos bem drenados, leves e arenosos, como as demais ervas nativas da região do Mediterrâneo. Gosta de calor e muito sol.
É uma erva intensamente aromática e saborosa, sendo que suas folhas podem ser usadas em sopas, assados (de carne ou legumes) e preparações com arroz, porém deve-se dosar a quantidade pois o sabor é intenso.