El Roble de Orkin é o nome de um carvalho milenar único, no norte da Espanha no Vale de Ultizama, lugar conhecido como a Suiça Espanhola. Este carvalho é um símbolo da vida em evolução, do perpétuo ciclo da existência que reflete, na sua quietude, a imortalidade.  Acredita-se que ele acumule os segredos milenários da vida na terra e as pessoas o procuram para ficar sob sua sombra e meditar.

el-roble-000
Foi declarado Monumento Nacional em 2009 por conta de suas dimensões, tamanho e idade, mesmo porque o lugar onde se encontra solitário é uma paisagem de grande beleza.

el-roble-004
E um carvalho milenar que em uma circunferência no solo de 3 metros, altura total de 14 metros e uma projeção de copa de 23 metros.

el-roble-002
Etimologicamente, Roble significa Porta. Os druidas consideravam os carvalhos como um canal com as divindades e os seres da natureza. “El Roble” é uma árvore sagrada para muitas culturas, principalmente a celta. Estranhamente, é a única árvore que não é atingida por raios naquela região.

el-roble-006
O carvalho-alvarinho, carvalho-roble ou carvalho-vermelho (Quercus robur) é uma árvore de grande porte, de folhas caducas, pertencente à família Fagaceae. Esta espécie foi no passado a árvore dominante nas florestas portuguesas da região do Minho, Douro Litoral e Beiras.
É uma árvore de grande porte e que tem um tempo de vida entre 500 e 1000 anos. Esta espécie possui copa redonda e extensa em árvores adultas e contorno oval piramidal em indivíduos jovens. O tronco é forte, reto e alto, a partir do qual partem ramos vigorosos ao acaso. O tronco possui também uma casca lisa e acinzentada, quando novo, e depois grossa, castanha e escamosa em árvores adultas. No caso de El Roble, a idade formou ‘verrugas’ em seus galhos que se assemelham a rostos humanos e impressionam muito. Pensando em idade, é bom lembrar que essa árvore só começa a florescer depois de 80 anos de vida, tão longa é a sua existência…

el-roble-003