A Merremia tuberosa, conhecida popularmente como Flor de pau ou Flor de madeira, é uma trepadeira muito exótica. Ela é originária das regiões tropicais das Américas, África e Ásia e é uma planta perene e muito vigorosa, produz flores rosadas no verão e outono.


Os frutos quando secos são cápsulas esféricas rijas, envolvidas pelas sépalas que tomam uma consistência lenhosa, persistentes, de cor de madeira; daí a origem do nome popular.


Muito popular no México, seu nome científico foi dado em homenagem ao naturalista alemão Blasius Merrem (1761-1824). De crescimento rápido, é capaz de resistir a baixas temperaturas, podendo ser cultivada nas regiões praianas até as regiões serranas do país com altitudes de até mil metros.
Seu porte é vigoroso e forma um frondoso volume quando usada em pergolados para fornecer um bom sombreamento, podendo ser plantada, também na beira de muros usando uma tela para alambrado galvanizada e amarrilhos para a fixação. Seus cipós atingem mais de 10 metros de comprimento.


Antes da primavera produz as castanhas que, secas ao sol e depois torradas e moídas, pode-se preparar uma infusão similar ao café. As flores e os frutos secos são aproveitados para artesanato.
Multiplica-se facilmente por sementes. As sementes são angulosas e conservam o poder germinativo por até 2 anos se forem guardadas secas e limpas em embalagens escuras.

Comments are closed.