O Dia do Beijo é comemorado em 13 de Abril. Nesta data celebra-se o beijo que é um símbolo de afeto e carinho, sendo um gesto muito antigo e desde a idade média era utilizado com várias simbologias.
Nada melhor para hoje que a Flor do Beijo!


Semelhante aos lábios de uma mulher, a Psychotria elata é comumente conhecida como flor-de-lábios ou flor-do-beijo. Ela pertence a um à ordem de Gentianales, da família das Rubiaceae, cujos membros do gênero são geralmente árvores baixas em florestas tropicais. Ela é nativa da Colômbia, Panamá e Equador e se tornou símbolo do afeto e da aceitação.


A flor-do-beijo é uma planta arbustiva semi lenhosa e florífera, que chama a atenção principalmente por suas inflorescências viçosas, de brácteas vermelho vivo, brilhantes e que lembram lábios carnudos. As pequenas flores surgem entre as brácteas e são pentâmeras, como pequenas estrelas de cor creme pálido. A flor-do-bejo é muito atrativa para borboletas e beija-flores. Suas folhas são verdes, lustrosas, opostas, ovaladas e com nervuras salientes e de cor mais clara. A ramagem é avermelhada, ereta e ramificada. Os frutos são bagas ovais, pequenas e azuis.


Deve ser cultivada a meia sombra, em solo rico em matéria orgânica, drenável e irrigado frequentemente. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Não resiste ao frio, geadas ou estiagem. Multiplica-se por sementes e por estacas semi lenhosas.

 

Comments are closed.