Peristeria é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). O nome do gênero vem do grego peristerion, que significa ‘pequeno pombo’. Recebeu este nome, Peristeria elata, justamente porque o centro da flor tem a forma bem delineada de uma pomba entre as pétalas da cor marfim.
A orquídea Peristeria elata é nativa do Panamá (América Central), Colômbia e Equador (América do Sul). Ela também é conhecida como a flor do Espírito Santo aqui no Brasil, sendo a flor símbolo do Panamá.

peristeria-elata-001-copy
As flores da Elata apresentam tanto sépalas quanto pétalas iguais, carnosas, arredondadas e côncavas, dando-lhe um formato arredondado.
Floresce de julho a outubro e é uma planta terrestre, mas também é encontrada como epífita em grandes árvores nas florestas. É vigorosa, seus pseudobulbos atingem 15 centímetros de altura, encimados por uma folha longa de até 80 centímetros de comprimento.
Quando estas árvores perdem suas folhas, a orquídea aparece e quando ela alcança a sua maturidade, suas flores produzem uma fragrância muito agradável e de longa duração.

peristeria-elata-copy

A longevidade desta orquídea é outra das características que fazem com que os colecionadores sejam aficionados por esse tipo de planta.
Infelizmente, por causa de sua beleza, ela é muito procurada e traficada, está correndo riscos e por isso foi decidido protege-la nesses países criando leis que impeçam que espécimes possam ser tirados do país.