A histórica Kioto, no Japão, é uma cidade maior do que a maioria dos turistas imagina.
Um dos lugares mais espetaculares desse lado de Kioto é a Floresta de Bambu Sagano do templo Tenryu-ji. O templo Tenryu-ji, erguido no século XIV, tem um dos jardins zens mais importantes de Kioto, patrimônio cultural da Humanidade.
São alguns quilômetros de um bosque silencioso e relativamente tranquilo se comparado a outros pontos da cidade. Os japoneses gostam de passear ali principalmente quando está ventando. O barulho das hastes gigantescas balançando e batendo umas nas outras, suavemente, é um descanso para a mente do viajante exausto.

bambu
A Floresta de Bambu Sagano é uma linda floresta de bambu que cobre uma área de aproximadamente 16 km², localizada em Arashiyama, a 30 minutos de Kyoto, no Japão. O lugar encanta não só pela sua beleza natural, mas pelos sons produzidos pelo vento soprando por entre as árvores de bambu.
Esta floresta é um dos ambientes naturais mais bonitos em todo o Japão, rodeada por absoluta tranquilidade, além de ser uma paisagem de rara beleza e torna o lugar charmoso o suficiente para ser preservado pelo governo japonês.

bambu-001
Este belo bosque é tão bonito quanto estético. O bambu é uma riqueza na cultura japonesa e tem um enorme potencial como um recurso renovável e inspira os artesões há milhares de anos no artesanato de cestas de bambu, copos, pauzinhos, recursos infindos do cotidiano japonês. É destaque nas casas de chá, cercas, músicas, dising de interiores, panelas, apitos e artes marciais (lanças e flechas).

bambu-002
O bambu é incrivelmente forte e durável. Fontes relatam que o bambu tem uma maior resistência à tração do que muitas ligas de aço, maior resistência à compressão do que vários concretos, e, além do mais, é indigesto para os cupins. Não tem nós ou raios como a madeira e as suas fibras lhe dão maior flexibilidade.
Depois de plantada a semente não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo. Durante estes cinco anos todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz é construída e se estende vertical e horizontalmente pela terra. Então, no final do 5º ano, o bambu cresce até atingir a altura de 25 metros.
O bambu pode ser colhido a cada três anos sem causar efeitos ao meio ambiente.

Na época do inverno, a floresta de bambu Sagano se veste com o branco da neve e toma outros contornos, a neve se deposita em cada nó dos troncos e muda o visual ficando tudo ainda mais bonito. Dificil escolher.

bambu-004

 bambu

A floresta de bambu nos faz lembrar que somos mordomos do nosso planeta.
E o bambu é um recurso perfeito para nos ajudar a ser apenas isso.

Comments are closed.