A fruta Gac ou Gak (Momordica cochinchinensis) é uma fruta do Sudeste Asiático encontrada em toda a região do Sul da China até o nordeste da Austrália. Também é conhecida como Baby Jackfruit (jaca bebê), Spicy Bitter Gourd (abóbora amarga picante), ou Cochinchin Gourd (abóbora da Conchinchina – parte sul do Vietnã) e tem sido tradicionalmente usada como alimento e medicamento nas regiões em que cresce.


Pelo fato de ter uma época relativamente curta da colheita (a colheita começa normalmente aproximadamente 8 meses após plantar e dura somente 2 meses), e portanto ser menos abundante do que outros alimentos, a fruta gac é servida tipicamente em ocasiões cerimoniais ou festivas no Vietnã.
Isso provavelmente explica por que o fruto não é muito conhecido no resto do mundo, pois as empresas comerciais não gostam de lidar com frutas de curta temporada, Ainda mais, no caso desta fruta, os frutos precisam estar maduros quando colhidos, não podem ser colhidos verdes para transportar como outras frutas.


Mais recentemente, o fruto começou a ser comercializado fora da Ásia sob a forma de suplementos dietéticos em suco, devido ao seu teor alegadamente elevado de fitonutrientes.
A Gac é uma trepadeira dioica e isso significa que precisa haver pelo menos 10 plantas masculinas e femininas para garantir a polinização. As vinhas podem ser comumente vistas crescendo em treliças nas entradas de casas rurais ou em jardins. Elas dão frutas apenas uma vez por ano e são encontradas sazonalmente em mercados locais.
O fruto é tipicamente redondo ou oblongo, amadurecendo até um tamanho de cerca de 13 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro chegando a pesar até 2 quilos. Sua pele exterior é coberta em espinhos pequenos, enquanto o seu interior vermelho escuro consiste de aglomerados de polpa carnuda e sementes. Quando maduro, fica com uma cor laranja escura.


Além do uso de frutas e folhas para pratos culinários vietnamitas especiais, a gac também é usada por suas propriedades medicinais e nutricionais. No Vietnã, as membranas de sementes são usadas em colírios para auxiliar no alívio da secura nos olhos, bem como para promover uma visão saudável.
Da mesma forma, na medicina tradicional chinesa as sementes da gac, conhecidas como mubiezi, são empregadas para uma variedade de doenças. Uma atenção recente também está começando a ser atraída no Ocidente por causa da análise química do fruto, sugerindo que ele tem altas concentrações de vários importantes fitonutrientes como o licopeno, numa proporção até 70 vezes maior que a quantidade de licopeno encontrado nos tomates. Verificou-se também que contêm até 10 vezes a quantidade de beta-caroteno encontrada na cenoura ou na batata-doce. Além disso, os carotenóides presentes na gac estão ligados a ácidos gordos de cadeia longa, tendo assim um formato mais biodisponível.


Carotenóides em plantas são a principal fonte dietética de vitamina A em todo o mundo. O carotenóide pró-vitamina A mais eficiente é o beta-caroteno, que é abundante em frutas amarelas e laranjas, como mangas, papaias e inhame e em vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve, folhas de batata doce e as folhas da gac.
Pode-se dizer que o povo vietnamita tem a pele mais leve, mais suave e mais saudável de todas as raças asiáticas. Estudos científicos recentes demonstraram o rejuvenescimento da pele, tonificação e benefícios para pele causados pela gac e produtos recentes estão sendo pensados e introduzidos para capitalizar sobre isso.
Qual o gosto da Gac?
A Gac é bastante palatável e tem pouco sabor, ela poderia ser descrita como um sabor muito suave, da mesma forma que um pepino. É um pouco doce e não seria descrita como deliciosa, mais com simples ou nenhum sabor. O mesocarpo (parte externa carnosa de laranja claro sob a pele espinhosa) tem uma textura esponjosa macia. Quando as sementes são cozidos com arroz, eles conferem uma aparência brilhante e rica em óleo, sabor de noz suave e a cor alaranjada escura.
Para dietas ocidentais, uma maneira conveniente de preparar Gac é furar os sacos de sementes em um pote de molho de tomate e cozinhar brevemente. Como o molho de tomate já tem seu sabor característico, a não transmite quase nenhum sabor detectável ao molho mas pode turbiná-lo com fitonutrientes importantes numa pizza ou lasanha, por exemplo.


As sementes da Gac são de cor marrom e formato irregular como pequenos meteoritos com linhas pretas. São do tamanho de uma moeda e tem cerca de 1/4 de polegada de espessura. Em cada quilo de fruta encontra-se aproximadamente 200 a 300 sementes. Elas têm um pequeno buraco em uma extremidade que é por onde a nova videira emergirá na germinação.
Calor, circulação de ar e luz brilhante são necessários para a germinação. As sementes são fáceis de germinar e germinam em 7-14 dias. Germinação é geralmente cerca de 80%.
A Gac é uma videira tropical que crescem quase 20 metros de comprimento em uma cerca ou cobrindo um teto. Pode ser cultivada como planta anual em climas mais frios e em grandes estufas quentes. Para os estados do norte, se for plantada no inicio do inverno em estufas, ela vai ficar grande antes da primavera e poderá ser transplantada para fora depois da última geada na primavera. Esta planta precisa de cerca de 8 meses para a fruta aparecer a partir do momento em que é plantada.

Comments are closed.