O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína – fermento solúvel contido no fruto – digere 200g de proteína).
Ele é uma baga, nasce do caule ou de pendúculo longo (macho) é arredondado, cilíndrico ou periforme e amarelo ou alaranjado quando maduro; polpa de consistência suave e sucosa, cor salmão, vermelha e até amarela com até 1.000 sementes negras que se inserem na cavidade interna do fruto.
A composição por 100g. de polpa é: calorias 32, água 90g., carboidratos totais 8,3g., fibra 0,6g., proteínas 0,5g. gorduras 0,1g., cálcio 20mg., ferro 0,4mg., fósforo 13mg., caroteno 110mg., Vit. B1 0,03mg., Vit. B2 0,04,g., Vit C 46mg.

arvoremmamao
Alongado, liso, de tamanho variável. Polpa carnosa, de coloração vermelho-alaranjada com numerosas sementes pretas.
A variedade mais consumida é o mamão-papaia, de formato periforme e de tamanho reduzido, porém mais adocicado.
A polpa suave, saborosa e aromática é consumida, ao natural, só ou em mistura com polpas de outros frutos, sob forma de purês, cremes gelados, cubos cristalizados, sucos.
Processada, a polpa compõe doces, geléias, compotas e polpa congelada.

mamao-papaya-calorias-593x330
• Tem mais vitamina C do que a laranja e o limão.
• Contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, moliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica.
• Comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue.
• Não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece seu crescimento.
• Produz látex que contém papayna (enzima proteolítico) com propriedades digestivas; o látex é extraído, principalmente, do fruto verde e contém 0,15 a 3,75% de papayna empregada em culinária (digestão, amaciamento de carnes), em indústria (de cerveja, queijo, chicletes, couro) e em farmacêutica (produtos para dispepsias).
• Da semente, folha e fruto extrai-se um alcalóide – a carpaina – empregado em medicina como ativador do músculo cardíaco.

Comments are closed.